Ensino Integrado de Música

O Ensino Integrado de Música é uma modalidade de ensino, no âmbito do ensino artístico especializado, no qual os alunos poderão usufruir da aprendizagem de um instrumento musical, em conjunto com as restantes áreas curriculares da componente geral. Nesta modalidade de ensino, a componente artística e a componente geral são ministradas no mesmo estabelecimento de ensino, facilitando a gestão do horário escolar dos alunos e uma melhor articulação da equipa educativa, proporcionando aos alunos que querem estudar música, um ambiente de aprendizagem plena.

Componentes do currículo do Ensino IntegradoPortuguês | Inglês | História e Geografia de Portugal | Cidadania e Desenvolvimento Matemática | Ciências Naturais Educação Visual (opcional no 3.º Ciclo) | Educação Física Instrumento* | Formação Musical | Classes de Conjunto (2.º Ciclo — Coro | 3.º Ciclo — Orquestra e Coro)Educação Moral e Religiosa (opcional)

Inscrições: De 25 de março a 17 de junho. Os alunos candidatos realizam uma inscrição num formulário on-line ou em ficha própria, a qual deverá ser entregue nos serviços administrativos da Escola EBS da Bemposta, impreterivelmente até dia 17 de junho de 2020. As provas de seleção, para a constituição da turma 2020/2021, realizar-se-ão de 22 a 24 de junho de 2020, no horário compreendido entre as 9h00 — 13h00 e as 14h30 — 19h00. O horário da prova deverá ser consultado no site ou os serviços administrativos da EBS da Bemposta a partir do dia 18 de junho).

A admissão no curso designado obriga, nos termos do n.º 2 do artigo 45.º da Portaria 223-A/2018, de 3 de agosto, à realização de uma Prova de Seleção que deve ser aplicada pelo estabelecimento de ensino responsável pela área de formação vocacional. O resultado obtido na prova referida no número anterior tem caráter eliminatório. Os candidatos aptos, não admitidos por insuficiência de vagas, deverão ser chamados por ordem decrescente de classificação, em caso de não efetivação de matrícula do aluno admitido. Será fornecida ao E.E. e ao candidato informação impressa específica sobre as características e exigências do ensino artístico especializado, e será realizado um breve questionário.

De acordo com a Agência Nacional para a Qualificação, a prova de Aptidão Musical deverá, essencialmente, identificar as aptidões requeridas para a aprendizagem da música no contexto do ensino artístico especializado, onde serão avaliados, entre outros: O ouvido musical; A coordenação motora/adaptação ao instrumento; A capacidade de reprodução de padrões rítmicos e melódicos. A matriz da prova será afixada com a antecedência mínima de 30 dias sobre a data de início de realização das provas (consultar o site ou os serviços administrativos da EBS da Bemposta).

FOLHETO INFORMATIVO