À conversa com Teresa Fão

(Clique na imagem para aumentar)
À conversa com Teresa Fão
Pianista | Docente
Teresa Fão iniciou os seus estudos musicais com 6 anos de idade, na classe de piano de Manuela Moura, na Academia de Música Fernandes Fão. Participou em diversas masterclass orientadas por pianistas como Eugénia Moura, Álvaro Teixeira Lopes, António Rosado, Carles Lama, Fausto Neves, João Bettencourt da Câmara, Josep Colom, Rodolfo Rubino, Pamela Mia Paul, Guigla Katsarava, Boris Bekhterev. Com 16 anos iniciou os seus estudos de canto com Sílvia Pinto, trabalhando mais tarde com Marina Pacheco. Aperfeiçoou ainda os seus com Isabel Alcobia, Pedro Telles e Paulo Ferreira.

Ao longo do seu percurso participou em diversos concursos de piano a nível nacional e internacional, de onde saiu várias vezes premiada. Destacam-se o 1.º Prémio no concurso de piano “Gran Premio Pianistico Internazionale Città di Rossano” (Itália, 2017) na categoria E, última categoria; a participação no 4.º Concurso Internacional de Piano Vila de Xàbia (Espanha, 2016); o Prémio Melhor Interpretação de peça obrigatória, no 9o Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho (2012); o 3o prémio – categoria C no 11.º Concurso Santa Cecília (2009).

Fez parte também de diversos eventos de entre os quais se destacam o recital a solo inserido no evento Cosenza Piano Fest em Cosenza (Itália) (2019); o recital a solo em Crotone (Itália) inserido no ciclo de concertos Festival Pianistico Pitagora (2019); participou no 1.º Festival de Primavera de Piano em Portimão (2016); tocou na conceituada Sala Suggia da Casa da Música (Porto), no evento 100 Teclistas para D. Helena (2013); participou no 4.º Festival de Música de Veneza (Itália) onde acompanhou o coro Vocalis Poliphonia (2013).

No âmbito do canto participou em várias produções como Bonito, Chefe! (2014 com encenação de Pedro Lamares); O melhor dos mundos possíveis (2013, adaptação de Candide de L. Bernstein e encenação de José Lourenço).

Concluiu, em 2016, a sua licenciatura em Música, na variante de performance (piano) sob a orientação de Álvaro Teixeira Lopes, na Universidade de Aveiro. Ao abrigo do programa Eramus+ estudou, em 2017, no “Conservatorio di Musica S. Giacomantonio di Cosenza”, Itália, sob a orientação de Rodolfo Rubino. Aqui concluiu o seu último exame de piano de mestrado com classificação máxima de 20 valores e louvor por parte do júri.

Durante o ano letivo de 2017/2018 realizou a sua Prática de Ensino Supervisionada (vulgo estágio) no Curso de Música Silva Monteiro (Porto). Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música, na variante de piano, na Universidade de Aveiro, onde obteve 18 valores na dissertação final de mestrado.

Atualmente é Pianista Acompanhadora e docente de Piano e Música de Câmara na Escola de Música São Teotónio em Coimbra.