Semana Gastronómica

Um dos domínios trabalhados durante o primeiro período na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no nosso agrupamento de escolas foi a Interculturalidade, onde se pretendeu incentivar os alunos a conhecerem os conceitos de identidade e pertença, cultura(s), pluralismo e diversidade cultural.

A turma B do nono ano de escolaridade da EB 2,3 D. João II representa aquilo que, na linguagem anglo-saxónica, se denomina por “melting pot”, ou seja, é um grupo de alunos onde encontramos culturas provenientes de países como Angola, Brasil, India, Grécia, Moldávia e Portugal.

Tendo em conta que a gastronomia é, definitivamente, um elemento cultural, símbolo de uma identidade e um meio de integração e inclusão, o docente da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento da turma, professor Jorge Pereiros, solicitou o apoio da Direção do nosso agrupamento de escolas que, desde o primeiro momento, envidou esforços para a promoção de uma Semana Gastronómica, com sabores oriundos nas diferentes “geografias” da turma. Assim, entre os dias 11 e 15 de janeiro deste ano que ora começa, decorrerá uma Semana Gastronómica nos refeitórios do nosso agrupamento. Poderemos provar Frango de Manteiga, Caril de Legumes, Moqueca de Cogumelos, Pastitso, Muamba, etc.

Estão todos convidados, pois partilhar gastronomia é uma das melhores formas de conhecimento do pluralismo de culturas e de inclusão das diversidades culturais.

PS: Os alunos desta turma prepararam ainda um conjunto de iniciativas que pretendem divulgar perspetivas multiculturais, como localização, bandeiras, paisagens, música, património e contos oriundos de cinco países. Mas, em virtude da pandemia, estas iniciativas apenas decorrerão na EB 2,3 D. João II.

Professor Jorge Pereiros