Os suspeitos do costume

No dia 5 de junho, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente e no seguimento da atividade já desenvolvida nas escolas do 1º ciclo, cerca de 200 alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta estiveram nas praias de Alvor, na 2ª etapa do projeto de monitorização de lixo nas praias “Os suspeitos do costume” (https://ecoescolas.abae.pt/projetos-2018-2019/os-suspeitos-do-costume/), atividade desenvolvida em parceria com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão.

Os alunos trabalharam em equipas constituídas por alunos do 7º ano da EBS da Bemposta que orientaram alunos das 5 turmas do 1º ano das escolas da Agrupamento, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos das turmas do 10º e 11º ano participaram na atividade na Praia do Barranco das Canas. O lixo recolhido no areal da Praia de Alvor Poente, cerca de 2,5 kg, está em exposição na EBS da Bemposta numa exposição que pretende consciencializar toda a comunidade escolar para o problema do lixo nas praias e no mar.

Neste projeto também foram realizadas sessões nas turmas do 1º ano, no âmbito das Escolas Associadas da UNESCO (https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/redes-unesco/escolas-associadas): em conjunto com as Bibliotecas Escolares foi trabalhado o livro “O Dia Em Que O Mar Desapareceu” (José Fanha; Gailivro), incluído no projeto “Livros que nos fazem crescer” que tem sido desenvolvido ao longo do ano letivo em turmas do 1º ciclo – Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra (http://noticias.uc.pt/universo-uc/catedra-unesco-em-biodiversidade-lanca-programa-livros-que-nos-fazem-crescer/).

Agradece-se a participação de todos (alunos, pais, professores e funcionários) e a contribuição do dr. Filipe Bally, biólogo da Câmara Municipal de Portimão, na organização da atividade e no transporte dos alunos da EB José Sobral na Mexilhoeira Grande.

Esta entrada foi publicada em Atividades. ligação permanente.