DIA da DIETA MEDITERRÂNICA

DIA da DIETA MEDITERRÂNICA
FESTA DE HOMENAGEM À DIETA MEDITERRÂNICA,
 às suas gentes, saberes, sabores e ancestralidade.

No dia 31 de janeiro homenageámos a Dieta Mediterrânica, Património de todos: os
sabores e convívio à mesa, as festas de aldeia, os saberes das avós, transmitidos de geração em geração, os mercadinhos ao sol, a prática desportiva., o clima mediterrânico tão
propício à vida de rua, às esplanadas. A iniciativa partiu da equipa do Projeto Rede de Escolas Associadas da UNESCO do Agrupamento e visou centrar as atenções neste nosso exemplo de Património Cultural e Imaterial reconhecido pela UNESCO.

Do Programa do dia fez parte: um momento musical no átrio da Escola da Bemposta, pelos alunos do 8ºA da EBS da Bemposta. Uma Palestra no Auditório da EBS da Bemposta sobre a Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património da UNESCO, pelo Dr. Jorge Queiroz, da Câmara Municipal de Tavira; caraterísticas alimentares e nutricionais da Dieta Mediterrânica, pela Drª Maria Palma, da Universidade do Algarve; breves considerações sobre a flora aromática espontânea no Sul e sua aplicação prática, pelo Dr. José António Filipe, da Escola Secundária de Tavira. Um Mercadinho Mediterrânico com artesãos e produtores locais:
trabalhos de palma, cestas e alcofas, hortaliças e frutas, mel e frutos secos, pão e bolinhos, panos, bolsas e rendas, cremes e produtos de beleza a partir de ervas medicinais e aromáticas.

Esta entrada foi publicada em Atividades. ligação permanente.